Moda, Maquiagem, e tudo aquilo que toda guria adora!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016




Oiiii gurias, tudo bem?

No post que fiz esses dias sobre: Cuidados com a pele de manhã, contei que fiz o tratamento com a Isotretinoína, e hoje vim falar com vocês sobre isso.
A Isotretinoína é o princípio ativo do famoso Roacutan. Muita gente me pergunta como foi o tratamento, quanto tempo durou, os efeitos colaterais, quanto tempo demorou até limpar a pele, enfim... Sei que muita gente infelizmente sofre com espinhas que não saem, que nenhum tratamento alternativo funciona, que deixam marcas na pele e na alma.
Só quem sofre ou já sofreu com esse problema sabe o quanto isso prejudica a autoestima da pessoa. É horrível olhar no espelho e ver aquelas coisas no rosto da gente, ser refém de maquiagem pra sair na rua.
É importante deixar claro que, para usar o Roacutan, é necessário que o caso seja grave. 

Então, vamos começar de trás pra frente e responder a principal pergunta: VALEU A PENA?

Como resposta dessa questão, vou deixar uma foto do antes e do depois.


Acho que essa imagem fala por si só. VALEU MUITO A PENA!
A primeira foto foi tirada 6 meses antes da segunda. E nesse tempo aconteceu de tudo.
Bom, deixa eu te explicar.
Comecei o tratamento em novembro/2015, época horrível, já que pegaria todo o verão. Mas não podia esperar nem mais uma semana. Meu caso piorava a cada dia, e eu tinha pressa!
Quando iniciei, não tinha espinhas como na primeira foto. Era menos. Nessa foto já tinha tomado uma cartela do remédio (comecei o tratamento tomando um comprimido por dia que equivale a 20 mg, e depois aumentei para 40 mg), e piorou MUITO! Fiquei assustadíssima, pensei que não iria funcionar, me desesperei, a cada dia piorava.
No terceiro dia já comecei a sentir o primeiro efeito colateral: Boca rachada ao extremo! Começou com leve ardência, e foi piorando até chegar no ponto de sangrar. Passava Bepantol a cada cinco minutos, e parecia que meus lábios iam cair, sério, era tenebroso!
Depois de algumas semanas comecei a sentir outros efeitos, mudança de humor repentina (o que já acontece por natureza comigo, mas piorou durante o tratamento), cansaço extremo, sono, e dor nas articulações. Chegou numa fase que não tinha uma parte de mim que não doía.
Fora a pele sensível, muitooo protetor solar, no corpo todo, e mesmo assim parecia que estava fritando quando saía no sol. Ficaram algumas manchas do sol, mas aos poucos está desaparecendo.

Meu tratamento era para durar 6 meses, mas, demorei de mais até começar a ter efeitos bons, num dia acordava com menos espinhas, ficava feliz e pensava: Agora ta dando certo. E no outro dia, páh, tudo de volta, em dobro. Foi angustiante de mais.
No quinto mês, começou a limpar um pouco mais, mas a pele ainda estava grossa e feia. Em questão de duas semanas já não tinha mais nenhuma espinha. Tomei o remédio por um mês a mais do que o esperado, ou seja, sete meses. Quando parei de tomar, aos poucos as dores foram passando, o lábio voltando ao normal, e a cada dia a pele foi ficando melhor. Foi afinando, diminuindo as marchas, os poros dilatados, enfim... a cada dia foi melhorando. Hoje fazem quatro meses que acabei o tratamento, graças a Deus. To muito satisfeita com o resultado, hoje eu AMO a minha pele. Cuido dela com muito amor, e sim, ainda tenho espinhas. Mas são poucas, uma por vez, e no outro dia já está seca. Em dois dias já sumiu qualquer vestígio dela.
Fiz exames de sangue todos os meses durante o tratamento, e um depois do término. Isso é muito importante e necessário pra que seu dermatologista possa acompanhar sua saúde, já que a isotretinoína agride os rins e fígado, além de alterar consideravelmente colesterol e triglicerídios.
É necessário sim, consultar um bom dermatologista para te acompanhar nessa jornada difícil e longa, mas que compensa de mais. Apenas 10% das pessoas que tomam Roacutan não tem sua melhora, é difícil, mas sim, pode acontecer.
Nem todas as pessoas que fazem esse tratamento tem todos esses efeitos colaterais que eu tive, isso vai de pessoa para pessoa, eu fui sorteada e sofri pra caramba, mas não me arrependo e valeu cada minuto de sofrimento.

Durante o tratamento, meu cabelo (que é oleoso) ficou sequinho, uma maravilha, mas para quem já tem cabelo seco pode ser prejudicial. Infelizmente depois de um mês sem o remédio já voltou a oleosidade dos fios. Mas tudo bem.

Ainda vou fazer alguns procedimentos estéticos para melhorar ainda mais a minha pele, não fiz ainda porque precisava esperar três meses para a pele se firmar mais, e não estar mais tão sensível, acabei esperando quatro, e agora estamos entrando no verão, e não posso pegar sol nos primeiros dias, portanto, no próximo inverno vou realizar esses procedimentos, e com certeza vou mostrar tudo pra vocês.

Alguns pontos IMPORTANTES:
Quem toma Roacutan NÃO PODE de forma alguma engravidar durante o tratamento, e deve esperar pelo menos um ano após o término.
Só pode fazer o tratamento quem já tentou todos os outros meios de tratamentos alternativos e não obteve melhora.
O exame de sangue deve ser feito todo mês, e pessoas com problemas nos rins ou fígado não podem faze-lo.
É extremamente proibido ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica durante o tratamento. Mas confesso que ingeri no último mês, não aconteceu nada, mas senti uma queimação enorme no estômago.

Procure o melhor dermatologista para ter informações técnicas, eu apenas resumi pra vocês a minha experiência.

Um conselho que dou a você que está pensando em iniciar esse tratamento é: Se tu tem condições de faze-lo (de saúde e financeiras, pois é um tratamento caro), faça! Pode ser sofrido, mas o resultado  vale super a pena. 
E por último, não leia a bula. Porque é de arrepiar ver tudo que pode acontecer com quem toma haha, melhor não conferir.

Enfim gurias, acho que resumidamente é isso. Se eu não respondi a alguma dúvida, deixe nos comentários que eu te respondo.

Ahh, realizei meu tratamento do início ao fim com a dermatologista top Gabriela Artus , ela atende em Venâncio Aires e em Porto Alegre. Devo muito a ela, que sempre foi muito querida e paciente quando eu estava desesperada, me acalmava e foi muito sincera comigo.

Um beijo, e fiquem com Deus <3

0 comentários:

Postar um comentário